O antigo futebolista francês Zinedine Zidane, campeão do Mundo em 1998, manifestou o seu apoio à candidatura do Qatar à organização do Mundial de 2022.
“O Qatar é capaz de organizar o Mundial em 2022”, disse o francês, numa conferência de imprensa após a visita da FIFA ao país.
Zidane, anunciado como embaixador da candidatura, surgiu na conferência de imprensa ao lado do presidente da candidatura Qatar2022, Mohammad Bin Hamad Al-Thani, e pelo chefe de delegação da FIFA, Harold Mayne-Nicholls.
O Qatar aposta forte nesta candidatura e alega a sua capacidade para oferecer enormes comodidades nos estádios, como ar condicionado.
“Tudo o que pensamos fazer defende o ambiente e vamos usar tecnologia que reduz a zero as emissões de CO2”, disse o presidente do comité da candidatura.
Os 12 estádios a construir de raiz serão todos climatizados, de forma a amenizar as altas temperaturas, que ultrapassam, por vezes, os 45 graus.
O Qatar já organizou os Jogos Asiáticos em 2006 e será anfitrião da Taça da Ásia de futebol em 2011.
O pequeno emirado concorreu igualmente à organização dos Jogos Olímpicos de 2016, perdendo a candidatura para o Rio de Janeiro, no Brasil.
Além do Qatar, também a Coreia do Sul se candidata a organizar o Mundial de 2022.
Portugal e Espanha, Bélgica e Holanda, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, Japão e Rússia lançaram igualmente candidaturas para a organização do Mundial de 2018 ou de 2022.