O Comité de Urgência da FIFA decidiu hoje suspender a Federação nigeriana de futebol (NFF), com efeito imediato, devido “às ingerências governamentais”, informou o organismo que tutela o futebol mundial.
A FIFA tomou esta decisão por causa dos recentes desenvolvimentos que envolveram a NFF, tais como “processos judiciais interpostos contra membros eleitos do seu comité executivo”, impedindo-os de “desempenhar funções”, e a “renúncia do seu secretário geral, agindo sob as ordens da Comissão Nacional dos Desportos”, um organismo governamental.
Entre outras razões apontadas pela FIFA para fundamentar a sua decisão está o facto de o Ministro dos Desportos ter determinado que a Liga nigeriana se iniciasse sem que nenhum equipa tivesse descido de divisão, em conformidade com a classificação da época anterior.
Esta suspensão “permanecerá em vigor até que cessem as ações judiciais” e até que o comité executivo da NFF, eleito democraticamente, “possa trabalhar sem interferências”.
Durante o período que durar a suspensão, a NFF “não pode fazer-se representar em competições regionais, continentais e internacionais, incluindo a nível de clubes, mesmo em jogos particulares”, informou a FIFA.
Acresce, ainda, que a NFF e os seus membros ''não poderão beneficiar de programas de desenvolvimento, cursos e seminários da FIFA ou da Confederação Africana de Futebol''.