O Comité Executivo da UEFA aprovou hoje o calendário da fase final do Euro2012 de futebol, uma organização conjunta da Polónia e da Ucrânia, com início a 08 de junho em Varsóvia e a final a 1 de julho em Kiev.
Além do encontro inaugural do Euro2012, Varsóvia acolherá três jogos da fase de grupos, um dos quartos de final e uma das meias finais, enquanto as cidades polacas de Wroclaw e Poznan receberão três confrontos da primeira fase.
A seleção polaca, integrada no Grupo A, realizará dois jogos em Varsóvia e um terceiro em Wroclaw.
Gdansk será a sede de três jogos da primeira fase do Euro2012 e de um dos quartos-de-final da competição.
Na Ucrânia, três jogos da fase de grupos vão realizar-se nas cidades de Kharkiv, Lviv e Donetsk, com esta última a acolher também um dos embates dos quartos-de-final e uma meia-final.
Kiev terá a final do Euro2012, além de três jogos da fase inicial e um dos quartos-de-final.
A Ucrânia disputará o primeiro encontro do Grupo D em Kiev e os outros dois em Donetsk.
O Comité Executivo da UEFA, ao qual pertence Gilberto Madail, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, também aprovou hoje alteração às normas de acesso à Liga Europa, concedendo entrada direta aos clubes vencedores das taças nacionais dos seis primeiros países da classificação da UEFA.
A nova norma entrará em vigor a partir da temporada de 2012/2013.
A UEFA confirmou ainda que a Suécia organizará a fase final do Europeu de futebol feminino em 2013, em que se manterá o quadro de 12 seleções.
Nas camadas jovens, Eslovénia vai organizar a fase final do Europeu de sub-17 de 2012 e a Eslováquia no ano seguinte.
Nos sub-12, Estónia acolherá o Europeu de 2012 e a Lituânia o de 2013, enquanto Turquia será responsável pelo Campeonato da Europa feminino de 2012. Ao País de Gales foi atribuída a organização da prova de 2013.
Por fim, a UEFA decidiu concedeu um prazo até 31 de março de 2011 à Federação da Bósnia-Herzegovina para modificação dos seus estatutos, sob pena de suspensão se não o fizer.