loading

António Oliveira foi o único selecionador estreante vencedor em 25 anos

Nos últimos 25 anos do futebol português, apenas António Oliveira se estreou como selecionador com uma vitória, enquanto os restantes sete treinadores tiveram desempenhos mais modestos.

António Oliveira foi o único selecionador estreante vencedor em 25 anos

António Oliveira começou com um jogo a “sério”, de apuramento para o Europeu de 1996, e ganhou 2-1 à Irlanda do Norte, em Belfast, a 07 de setembro de 1994.

Na decisiva estreia no comando da equipa das “quinas”, sexta feira, frente à Dinamarca, Paulo Bento luta contra a tendência negativa dos últimos anos, mesmo tendo em conta que alguns dos desaires foram frente a equipas de grande “peso”.

Ruy Seabra (1986) iniciou o seu percurso na seleção com um empate 1-1 em Lisboa, frente à Suécia, numa campanha para o Europeu88 condenada ao fracasso antes de começar, devido ao caso Saltillo, que afastara os principais jogadores lusos.

Felizmente para Portugal, as últimas estreias, excetuando a de Oliveira, verificaram-se em encontros particulares, começando em 1990 com Artur Jorge, que empatou 1-1 na receção à RFA, a 29 de agosto de 1990.

No ano seguinte, a 04 de setembro, Carlos Queiroz empatou 1-1 em casa com a Áustria, seguindo-se nova igualdade, mas desta vez na visita à Espanha, com o interino Nelo Vingada a arrancar um 2-2 em Vigo.

Depois da estreia vitoriosa de Oliveira, a Inglaterra apadrinhou os primeiros desafios de Humberto Coelho (1998) e do interino Agostinho Oliveira (2002): o primeiro perdeu por 3-0 em Wembley e o segundo empatou 1-1 em Birmingham.

No início da preparação para o Euro2004, o então detentor do título mundial Luiz Felipe Scolari mostrou serviço pela primeira vez em Génova, num desafio que Portugal perdeu por 1-0 frente à Itália.

A derrota é mesmo o resultado mais comum nas estreias dos selecionadores de Portugal, com um total de 12, incluindo os três dos comité da seleção que orientaram os primeiros jogos, nos anos 20, seguindo-se 11 triunfos e oito empates.

Em casa é onde os técnicos lusos têm melhor desempenho, com nove triunfos, cinco empates e outras tantas derrotas: como visitante, Portugal teve apenas dois êxitos, empatou três vezes e sofreu desaires em sete ocasiões.

Depois de se estrear a 18 de dezembro de 1921 com derrota 3-1 em Espanha, Portugal só à quarta estreia conseguiu evitar a derrota, no empate 3-3 com a Hungria, no Porto, por Cândido de Oliveira, em 1926.

O primeiro resultado positivo fora apenas surgiu em 1967, à sexta tentativa, com José Gomes da Silva a empatar 1-1 em Itália, num particular, e o primeiro triunfo aconteceu somente em 1982, quando Otto Glória venceu por 2-0 na Finlândia, rumo ao Euro84.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?