Sete pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas hoje, na sequência de um tumulto à entrada do estádio Nyayo de Naironi, onde se disputava o encontro de futebol entre o Gor Mahia e o AFC Leopards, anunciou a Cruz Vermelha.
O incidente aconteceu quando os adeptos das duas equipas rivais começaram a empurrar-se para entrarem pelos dois portões, disponibilizados para os apoiantes de cada uma das formações.
Um responsável da Liga de futebol queniana disse não conseguir entender o que sucedeu, afirmando que o estádio nem sequer estava cheio.
“O acesso foi limitado e os adeptos agitaram-se e forçaram um dos portões”, referiu o responsável.
“As nossas equipas acorreram ao local e podemos confirmar a morte de seis pessoas”, afirmou um porta-voz da Cruz Vermelha, acrescentando que “uma outra pessoa morreu, já no hospital”.
De acordo com o chefe adjunto da polícia de Nairobi “há 12 pessoas internadas com ferimentos graves”.
O encontro terminou com a vitória do Gor Mahia por 1-0.
Em 2005, uma pessoa foi pisada até à morte durante um jogo de qualificação para o Mundial, entre o Quénia e Marrocos, disputado no mesmo estádio que tinha capacidade para 35 000 espetadores.
O incidente levou a FIFA a interditar o recinto por dois anos, e a capacidade do estádio foi reduzida para 25 000 lugares.