O argentino Lionel Messi (FC Barcelona), o brasileiro Neymar da Silva (Santos) e o holandês Arjen Robben (Bayern Munique) figuram entre os 10 candidatos ao Prémio Puskás 2010 da FIFA para o “golo mais bonito” do ano.
O prémio foi criado, em 2009, em memória do falecido Ferenc Puskás, capitão e “estrela” da seleção da Hungria nos anos cinquenta.
O galardão da edição 2009 foi ganho pelo português Cristiano Ronaldo, que militava nas fileiras do Manchester United, pelo golo do triunfo da sua equipa frente ao FC Porto (0-1), em 15 de abril de 2009, que valeu a qualificação para as meias finais da Liga dos Campeões.
Para a edição 2010, o comité da FIFA selecionou 10 jogadores: Hamit Altintop (Tur), Matthew Burrows (IrN), Linus Hallenius (sue), Lionel Messi (Arg), Samir Nasri (Fra), Neymar (Bra), Arjen Robben (Hol), Siphiwe Tshabalala (AfS), Giovanni Bronckorst (Hol) e Kumi Yokoyama (Jap).
Messi concorre ao “golo mais bonito” com o marcado, aos 55 minutos, do encontro da Liga Espanhola frente ao Valência (3-0), o tento de Neymar foi apontado, aos 25 minutos, no encontro Santo André-Santos (1-2), do campeonato paulista, e Robben pelo golo obtido no Shalke 04-Bayern de Munique, que valeu aos bávaros a conquista da Taça da Alemanha.
A entrega do prémio está agendada para 10 de janeiro de 2011, durante a Gala da FIFA na qual será entregue a Bola de Ouro 2010 ao “Melhor Jogador do Ano”.