O Ajax de Amesterdão abdicou de responder à proposta da Federação Holandesa de Futebol (KNVB) de penalização do avançado uruguaio Luís Suárez, que fica assim suspenso por sete jogos.
Luís Suárez mordeu o pescoço de Otman Bakkal, do PSV Eindhoven, durante o encontro entre as duas equipas, no fim de semana, atitude que levou o seu clube a multá-lo e suspendê-lo por dois jogos da Liga.
Hoje, a KNVB suspendeu o jogador por sete partidas, depois de o Ajax ter abdicado de responder à proposta inicial de penalização.
O jogador, citado pela página de Internet do clube, diz acatar a decisão.
A federação, que teve em consideração o seu registo disciplinar – esta época já manchado com um jogo de suspensão devido a um cartão vermelho –, acusou Suárez de “conduta violenta”, por “morder um adversário” no período de descontos do jogo, que terminou com um empate 0-0.
Após o incidente, que o árbitro não viu, Bakkal tirou a camisola para mostrar a marca vermelha com que ficou numa clavícula.
O caso já provocou comparações com a dentada dada pelo pugilista norte-americano Mike Tyson na orelha direita do compatriota Evander Holyfield, durante um combate em 1997, e o diário holandês De Telegraaf chamou a Suárez “Canibal do Ajax”.
Luis Suárez foi uma das estrelas do Uruguai no Mundial2010, disputado na África do Sul, contribuindo com três golos na caminhada dos sul-americanos até ao quarto lugar, atrás da Espanha, da Holanda e da Alemanha.