O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, anunciou hoje que estará ausente de Zurique, quinta feira, “para evitar pressões sobre a Federação Internacional de Futebol” (FIFA), no dia em que serão conhecidos os organizadores dos mundiais de futebol de 2018 e 2022.
Ao Mundial de 2018 concorrem as candidaturas conjuntas de Espanha e Portugal e da Bélgica e da Holanda, além da Inglaterra e da Rússia. À edição de 2022 apresentam-se Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e Qatar.
“Gostaria de apresentar pessoalmente a candidatura da Rússia, mas nas condições atuais penso que é melhor abster-me, para dar assim a possibilidade de os membros da FIFA tomarem a decisão tranquilamente, sem pressões exteriores”, afirmou Putin, citado pela agência de notícias Itar-Tass.
O antigo presidente russo e atual primeiro-ministro apelou “aos colegas estrangeiros” para seguirem o seu exemplo.
Os primeiros-ministros de Portugal, Espanha e Inglaterra confirmaram já a presença em Zurique.
A Comissão Executiva da FIFA anuncia quinta-feira às 15:00 de Lisboa, em Zurique, a atribuição da organização dos Mundiais de 2018 e de 2022, depois de as várias candidaturas fazerem a última apresentação na véspera e na manhã do dia decisivo. A candidatura Ibérica faz a sua apresentação às 09:00.