O jornalista Pedro Mourinho, anfitrião da apresentação da Candidatura Ibérica à organização do Mundial2018 de futebol, fala em ''confiança” e “otimismo'' entre portugueses e espanhóis, em ambiente semelhante ao que as equipas vivem antes dos ''grandes jogos''.
''Sinto um bom ambiente, um ambiente de confiança e algum otimismo. É o ambiente que sente uma equipa antes de um grande jogo: nunca se sabe qual vai ser o resultado final'', referiu o jornalista da SIC, na véspera do dia das decisões em Zurique, em declarações à agência Lusa.
Pedro Mourinho admite que as candidaturas da Inglaterra e Rússia são as mais fortes rivais do projeto ibérico, desvalorizando a importância da proposta conjunta de Bélgica e Holanda, embora admita que ''qualquer uma delas pode ganhar''.
O jornalista será o responsável pela curta apresentação de três minutos da candidatura, com guião já escrito e ensaiado, fazendo depois a condução da exposição dos dois países ibéricos.
''A minha função é dar as boas vindas aos membros do Comité Executivo da FIFA, apresentar quem vai falar e no meio de cada uma das intervenções referir o que for dito de mais importante e realçar os pontos fortes da Candidatura Ibérica'', explicou.
Em relação ao espírito reinante na candidatura de Portugal e Espanha, Mourinho fala em otimismo moderado. ''Acho que ninguém sabe quem vai ganhar, por isso há candidaturas mais otimistas do que outras. A nossa está moderadamente otimista, porque sabemos que os adversários são muito fortes, mas temos hipóteses'', garantiu.
Pedro Mourinho comparou a cerimónia de quinta feira (a partir das 09:00 em Lisboa) como uma espécie de “alegações finais” de um julgamento, onde quase tudo até já pode estar decidido.
''Na cerimónia de amanhã, tal como num julgamento, serão feitas as alegações finais. Se a decisão estiver tomada e cada membro do Comité Executivo tiver decidido o sentido de voto, então não o irá mudar, mas esta é sempre uma última oportunidade para se apresentarem os últimos argumentos'', rematou.
Na “corrida” pela organização do Mundial2018 estão as candidaturas de Portugal/Espanha, Rússia, Inglaterra e Holanda/Bélgica. O Mundial2022 é disputado pelas candidaturas do Qatar, Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália e Japão.