O presidente Barack Obama lembrou hoje a paixão dos norte-americanos pelo desporto e a dimensão multicultural do país, numa mensagem vídeo difundida durante a apresentação da candidatura dos Estados Unidos à organização do Mundial de futebol 2022.
“Os norte-americanos são apaixonados pelo desporto”, disse Obama, acrescentando: “Organizámos o Mundial mais visto de sempre (em 1994). No ano passado, todos os americanos seguiram os jogos do Mundial, que se disputou a milhares de quilómetros do nosso país”.
Barack Obama salientou a multiculturalidade dos Estados Unidos e garantiu que se o país conseguir a organização do evento, ao qual concorre com a Coreia do Sul, Austrália, Japão e Qatar, “o mundo poderá confiar”.
A candidatura dos Estados Unidos foi apresentada hoje em Zurique pelo antigo presidente Bill Clinton, que também insistiu na diversidade cultural.
“Muitas das cidades anfitriãs têm cidadãos de 150 nacionalidades. Somos o único país candidato à competição no qual todas as nações poderão estar representadas nos estádios”, afirmou.
A FIFA anuncia na quinta-feira, em Zurique, Suíça, os países organizadores dos Mundiais de 2018 e 2022.
Ao Mundial de 2018 concorrem as candidaturas conjuntas de Espanha e Portugal e da Bélgica e Holanda, além da Inglaterra e da Rússia. À edição de 2022 apresentam-se Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e Qatar.