Os médios espanhóis Iniesta e Xavi Hernandez e o avançado argentino Lionel Messi, todos do FC Barcelona, são os candidatos finais a receber o prémio Bola de Ouro para o melhor futebolista do Mundo de 2010.
O treinador português José Mourinho integra a lista dos três técnicos que vão “lutar” pelo novo prémio para melhor treinador.
Decisivos na campanha vitoriosa da Espanha no Mundial2010, Iniesta, que marcou o golo da vitória na final, e Xavi Hernandez concorrem com Lionel Messi, que, no último ano, venceu a Bola de Ouro e o prémio para melhor jogador do Mundo da FIFA, dois troféus que este ano foram ''unificados''.
Pela primeira vez nos últimos quatro anos, o português Cristiano Ronaldo não vai ficar nos três primeiros lugares.
Atualmente no Real Madrid, José Mourinho, que fez o “triplete” ao serviço do Inter de Milão – Liga italiana, Taça de Itália e Liga dos Campeões –, terá a concorrência de Pep Guardiola, treinador do FC Barcelona, e Vicente Del Bosque, selecionador campeão do Mundo pela Espanha.
No setor feminino, as alemãs Fatmire Bajramaj e Birgit Prinz vão tentar destronar a brasileira Marta, também na coprrida, como melhores futebolistas.
As alemãs Maren Meinert (seleção sub-20 da Alemanha) e Silvia Neid (seleção AA da Alemanha) e a sueca Pia Sundhage (seleção dos Estados Unidos) estão nomeadas para melhores treinadoras femininas.
O vencedor da Bola de Ouro, que este ano passa a ser atribuído em conjunto pela revista France Football e pela FIFA, será conhecido a 10 de janeiro, em Zurique, na Suíça.
Os prémios serão atribuídos em função da votação dos selecionadores e dos capitães de todas as seleções, assim como de representantes dos media, selecionados pela France Football.