O FC Copenhaga protagonizou hoje a maior surpresa da fase de grupos da Liga dos Campeões, ao qualificar-se pela primeira vez para os “oitavos”, numa sexta e última jornada marcada pela ajuda dada pelo Lyon ao Benfica.
No Grupo B, o clube da Luz desiludiu novamente, voltando a perder agora na receção ao Schalke 04, por 2-1, e durante 20 minutos esteve mesmo eliminado das competições europeias, numa altura em que Hapoel Telavive vencia no terreno do Lyon.
Contudo, Lacazette marcou para os franceses aos 88 minutos, refazendo a igualdade (2-2), e impediu que o Benfica se despedisse prematuramente e inesperadamente das competições europeias desta temporada.
Os campeões nacionais, que terminaram na terceira posição do Grupo B com seis pontos, seguem agora para a Liga Europa e vão encontrar FC Porto, Sporting e talvez o Sporting de Braga que, quarta feira, procura ainda manter-se na “Champions”.
Schalke 04, vencedor do grupo, e Lyon já tinham a qualificação garantida antes de disputar esta ronda.
Na Dinamarca, o FC Copenhaga fez história ao qualificar-se pela primeira para os oitavos de final da Liga dos Campeões, após bater, por 3-1, o Panathinaikos, equipa comandada pelo português Jesualdo Ferreira e que à partida para esta jornada já não tinha hipóteses de se manter na provas europeias.
No Grupo D, os dinamarqueses juntam-se ao FC Barcelona que, com a qualificação e o primeiro lugar garantido, apresentou uma equipa de segunda linha e bateu em Camp Nou, por 2-0, o Rubin Kazan, que assim foi “relegado” para a Liga Europa.
Apesar de ter a qualificação garantida, o Inter de Milão, atual campeão europeu, foi copiosamente batido pelo Werder Bremen, por 3-0, na Alemanha, com Hugo Almeida a somar uma assistência no segundo tento dos germânicos, e perdeu o primeiro lugar do Grupo A para o Tottenham, que empatou no campo do Twente (3-3).
Os holandeses seguem nas competições europeias, enquanto Werder Bremem, que precisava de um “milagre” para seguir para a Liga Europa, ficou pelo caminho.
Em Old Trafford, o Manchester United garantiu o primeiro lugar do Grupo C com um empate (1-1) frente ao Valência, que assim segue com os ingleses para os oitavos de final.
O português Nani foi titular nos “red devils” e viu o ex-portista Anderson fazer o golo da sua equipa, aos 63 minutos, anulando o tento de Pablo, marcado para a equipa “che” na primeira parte.
Da parte do Valência, Miguel e Ricardo Costa foram titulares, num encontro arbitrado por outro português, Pedro Proença.
No outro jogo do grupo, o Glasgow Rangers, que já sabia que teria como destino a Liga Europa, empatou a uma bola no terreno dos turcos Bursaspor, que assim somou o seu primeiro e único ponto na competição.