Na época passada, Varzim e Beira-Mar eram os dois únicos clubes portugueses de futebol profissional que admitiam ter salários em atraso no período do Natal.
Em dezembro de 2009, o Beira-Mar, então na Liga de Honra, tinha em dívida o mês de novembro, enquanto o Varzim, do mesmo escalão, somente tinha liquidado setembro e metade de outubro.
Todos os restantes clubes, abordados pela agência Lusa nessa ocasião, garantiam ter chegado ao Natal com os ordenados em dia.
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) passou a exigir esta temporada a apresentação de comprovativos da regularização salarial até outubro, inclusive, sob pena de subtrair pontos aos clubes incapazes de cumprirem o artigo 58.º A do Regulamento Disciplinar.
De acordo com o que a Lusa apurou, este ano todos os clubes vão cumprir com esta nova medida, apesar de Naval 1.º de Maio, da Liga principal, e Varzim, da Liga de Honra, estarem com dificuldades.
Ainda assim, os dois clubes garantem que até quarta-feira (data final estipulada pela LPFP) vão entregar toda a documentação necessária, evitando assim que o organismo que gere o futebol profissional inicie o processo que pode culminar com subtração de pontos.