O novo treinador do Beijing Guo’An, o técnico português Jaime Pacheco, vai ser apresentado à comunicação social chinesa na próxima semana, disse hoje à agência Lusa fonte do clube.
Jaime Pacheco e toda a equipa seguirão depois para Kunming, no sul da China, onde vão iniciar a preparação para a próxima temporada, que decorre entre a primavera e o outono, adiantou a fonte.
Ao contrário de Pequim, onde a temperatura máxima prevista para o fim de semana é de 3 ou 4 graus negativos, em Kunming, capital da província de Yunnan, os termómetros deverão subir até aos 15 graus positivos.
Jaime Pacheco assinou este mês um contrato de um ano com o Beijing Guo’An, uma das mais prestigiadas equipas de futebol da China.
Nas últimas cinco edições da Super Liga chinesa, o Guo’An ficou quase sempre nos primeiros três lugares e em 2009, pela primeira vez, sagrou-se campeão da China.
O seu pior resultado, um quinto lugar, a 17 pontos do primeiro classificado, ocorreu na ultima edição da prova, que terminou em novembro com a vitoria do Shandong Luneng.
Criado em 1992, o ano em que a China autorizou a profissionalização do futebol, o novo clube de Jaime Pacheco é uma parceria entre a empresa Guo’ An, do grande consórcio estatal Citic, e o governo municipal de Pequim.
A equipa, que equipa de verde (calções e camisola), utiliza o Estádio dos Trabalhadores, um dos ícones da arquitetura socialista de Pequim, construído há 60 anos na zona oriental da cidade.
Será também nas instalações daquele estádio que Jaime Pacheco será apresentado à imprensa.