A FIFA anuncia segunda-feira os vencedores da Bola de Ouro, prémio ao qual são candidatos três futebolistas do FC Barcelona, e de melhor treinador, galardão ao qual concorre o português José Mourinho.
Em Zurique, na Suíça, o organismo máximo do futebol mundial vai atribuir pela primeira vez a Bola de Ouro, uma junção dos galardões Melhor Jogador Mundial da FIFA e Bola de Ouro, antes atribuído pela revista France Football, e o de melhor treinador.
O argentino Lionel Messi, vencedor de ambos os prémios no ano passado, é um dos três finalistas, juntamente com os seus companheiros de equipa Andrés Iniesta e Xavi Hernandez, ambos campeões do Mundo pela seleção espanhola.
Cristiano Ronaldo, que arrecadou os dois prémios em 2008, então ao serviço do Manchester United, esteva na lista de 23 finalistas, mas acabou por ficar fora dos três primeiros lugares na escolha decisiva.
O jornal italiano La Gazzetta dello Sport, sem citar qualquer fonte, garantiu já que os eleitos vão ser o médio Andrés Iniesta, autor do golo que deu o título mundial à Holanda, e Vicente Del Bosque, selecionador espanhol.
Del Bosque conta com a concorrência de Pep Guardiola, treinador do FC Barcelona, e José Mourinho, que agora orienta o Real Madrid e na última temporada venceu a Liga dos Campeões, a Liga italiana, e a Taça de Itália ao comando do Inter de Milão.
Em entrevista ao mesmo jornal que garantia a atribuição do prémio a Del Bosque, Mourinho considerou ser mais merecedor do título, após uma época de ouro.
“Onze meses de trabalho, 57 jogos disputados e três títulos – Liga dos Campeões, o mais importante de todos e a Liga e a taça de Itália, pelo Inter de Milão”, disse Mourinho, acrescentando: “Ganhei tudo o que havia para ganhar. Não posso fazer mais”.
No entanto, Mourinho, recentemente considerado o melhor treinador do ano pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, garantiu trocar o prémio por vitórias em campo: “O que é que posso dizer? Prefiro ganhar o jogo do próximo domingo do que a Bola de Ouro”.
O jornal espanhol Marca contrariou entretanto a informação da Gazzetta, afirmando que “Mou” tem ligeira vantagem sobre Del Bosque, numa votação na qual participam selecionadores e capitães de todas as seleções, assim como representantes dos media, escolhidos pela France Football.
Além de Cristiano Ronaldo, também Figo venceu ambos os prémios, mas em anos diferentes (Bola de Ouro em 2000 e Melhor Jogador FIFA em 2001), enquanto Eusébio foi premiado com a Bola de Ouro em 1965.
A FIFA vai também atribuir prémios no setor feminino, com as alemãs Fatmire Bajramaj e Birgit Prinz a tentarem destronar a brasileira Marta, também na corrida, na corrida a futebolista do ano.
As alemãs Maren Meinert (seleção sub-20 da Alemanha) e Silvia Neid (seleção AA da Alemanha) e a sueca Pia Sundhage (seleção dos Estados Unidos) estão nomeadas, entre as mulheres, para melhores treinadoras.