O diretor-geral executivo (CEO) das Ligas Europeias de Futebol Profissional (EPFL) pretende que a “excelência” de José Mourinho, eleito melhor treinador de futebol de 2010 pela FIFA, sirva de exemplo para o país e para os portugueses.
“É uma distinção que reconhece ao mais alto nível a excelência do treinador José Mourinho e que orgulha todos os portugueses e deve servir de inspiração a Portugal numa altura de desalento”, disse hoje à Agência Lusa o português Emanuel Macedo de Medeiros.
Decisivo para este reconhecimento foi, para o CEO da EPFL, “a imagem de abnegação, o afinco, a ambição e a determinação aliadas à capacidade de trabalho e à competência” do atual treinador dos espanhóis do Real Madrid.
“Deixa-me orgulhoso e deve ser um sinal de estímulo, de confiança, para os portugueses e para um país que atravessa uma fase profundamente adversa. Num dia em que Portugal esteve em todos os noticiários do Mundo pelos piores motivos, José Mourinho elevou a imagem do país e do futebol português”, sublinhou.
Para Emanuel Macedo de Medeiros, Mourinho demonstra que “os portugueses têm capacidade para ultrapassar adversidades e adversários, como neste caso, superando-os”.
“Este prémio foi atribuído pela primeira vez este ano e, só por isso, José Mourinho fica na história. Mas, para mim, foi particularmente tocante ouvi-lo falar em português e ser aplaudido de pé por toda a plateia. Foi um momento raro e um reconhecimento muito importante”, frisou.
Emanuel Macedo de Medeiros classificou ainda de “muito importante” a eleição de Cristiano Ronaldo para o “onze” Mundial de 2010, que ocorre na sequência de “uma época fantástica” do avançado português do Real Madrid.