O Benfica recebe na quarta-feira o Olhanense, em jogo em atraso dos oitavos de final da Taça Portugal e do qual o vencedor tem já encontro marcado para a ronda seguinte, no terreno do Rio Ave.
Com a competição a disputar-se a “duas velocidades”, devido a processos pendentes que ''atrasaram'' a competição, o único jogo dos ''quartos'' agendado para quarta-feira é a receção do FC Porto ao Pinhalnovense.
Além do encontro na Luz (18:45), estão agendados para quarta-feira a receção da Académica ao União da Madeira (15:00) e do Varzim ao Merelinense (19:30), também partidas dos oitavos de final.
O único jogo dos quartos-de-final já definido opõe, também na quarta-feira, o detentor do troféu, FC Porto, ao Pinhalnovense, equipa da segunda divisão, num jogo que se adivinha acessível para o conjunto de André Villas-Boas.
Os “dragões”, que lideram o campeonato e venceram as duas últimas edições da Taça, têm tido um percurso de sorte, com o sorteio a colocar no caminho equipas de escalões inferiores.
O FC Porto começou a campanha com um claro triunfo caseiro sobre Os Limianos (4-1), depois visitou o Moreirense e venceu por 1-0, no jogo de maior dificuldade que teve nesta edição, e, finalmente, voltou a golear em casa uma equipa secundária, o Juventude Évora (4-0).
Na quarta-feira, na receção ao Pinhalnovense, é admissível que os “dragões” possam dar minutos a jogadores menos utilizados, mas que, ainda assim, consigam ''carimbar'' o acesso às meias-finais.
Já o Benfica, que superou em casa o vice-campeão Sporting de Braga na última eliminatória, terá agora que ultrapassar também no Estádio da Luz o primodivisionário Olhanense e, seja qual for o vencedor, o mesmo terá novo encontro de “primeira Liga” nos quartos de final.
Caberá ao Rio Ave essa tarefa, com os vila-condenses a aguardarem o vencedor da partida entre lisboetas e algarvios, num jogo agendado para 26 de janeiro.
O Vitória de Guimarães e o Vitória de Setúbal, que na presente edição eliminou o Sporting no Bonfim, são as outras duas equipas da primeira Liga que esperam adversários vencedores dos jogos de quarta-feira, com quem jogarão fora.
O vencedor do Académica-União da Madeira receberá os sadinos, enquanto que o Guimarães sabe à partida que defrontará fora de casa um adversário de divisão abaixo, o vencedor do jogo entre o Varzim, da Liga Orangina, e o Merelinense, da segunda divisão.