O presidente da União Europeia de Futebol (UEFA), Michel Platini, anunciou hoje que o organismo vai atribuir um prémio ao melhor jogador da Europa a partir da próxima temporada.
“A UEFA dará um prémio especial ao melhor jogador da Europa, seguindo o velho espírito da Bola de Ouro do France Football, que agora se uniu ao FIFA World Player”, instituído em 1991, revelou Platini, em declarações publicadas no site do jornal espanhol El Mundo Deportivo.
Segundo o diário catalão, Platini, galardoado três vezes com a antiga Bola de Ouro, atribuída pela revista francesa desde 1956, não concorda com o novo sistema de eleição, que se estreou em 2010 e que na segunda-feira premiou o jogador argentino Lionel Messi e o treinador português José Mourinho, na primeira vez em que houve uma votação para técnicos.
Antes de unificação com o prémio da FIFA, a France Football já tinha alargado o âmbito da votação da Bola de Ouro, elegendo anualmente o melhor futebolista do Mundo, depois de muitas edições a premiar apenas o melhor a atuar na Europa.
O El Mundo Deportivo acrescenta que o prémio vai entregar-se na gala anual que a UEFA realiza em Monte Carlo, durante os sorteios da Liga dos Campeões e da Liga Europa, que coincidem com disputa da Supertaça Europeia.