O Paços de Ferreira voltou hoje a atrasar o Sporting ao vencer por 3-2 no reduto dos “leões”, na 16.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, tal como tinha feito na Mata Real, na inauguração do campeonato (1-0).
Os “castores” comandados por Rui Vitória destruíram as ambições “leoninas” em Alvalade, deixando o Sporting na terceira posição, a 13 pontos do líder FC Porto e a cinco do Benfica, que jogam no domingo frente à Naval 1.º de Maio e à Académica, respetivamente.
O Paços de Ferreira afirmou-se como “besta negra” do seu antigo treinador Paulo Sérgio, ao impor a segunda derrota caseira ao Sporting (quarta no campeonato), que também já tinha perdido em Alvalade pelo mesmo resultado frente ao Vitória de Guimarães, anterior clube do técnico dos “leões”.
Com apenas três vitórias em oitos jogos no seu terreno, o Sporting somou apenas 12 pontos em 24 possíveis nos encontros disputados em casa, onde consentiu três empates e duas derrotas
Samuel (28 minutos) inaugurou o marcador com um tiro de 40 metros e o Sporting igualou com um golo de Liedson (42), mas o Paços de Ferreira foi para o intervalo a vencer graças a uma grande penalidade mal assinalada convertida por Manuel José (44).
No segundo tempo Salomão (62) repôs a igualdade, mas a equipa “verde e branca” consentiu a Pizzi (81) o terceiro golo do Paços de Ferreira, que subiu provisoriamente ao 11.º lugar, com 19 pontos, e permitiu a aproximação do Vitória de Guimarães ao Sporting.
Os vimaranenses bateram em casa o Olhanense, com um golo solitário de João Ribeiro, aos 50 minutos, ascendendo provisoriamente ao quarto lugar, com 25 pontos, enquanto os algarvios permanecem no nono posto, com 19.
Na sexta-feira, o vice-campeão Sporting de Braga arrancou a segunda volta do campeonato com o primeiro triunfo como visitante, no terreno do Portimonense, por 3-0, com golos de Hélder Barbosa (50), Lima (53) e Alan (70).
A 16.ª ronda prossegue no domingo, com encontros vespertinos (16:00 horas) entre Nacional-Rio Ave, Vitória de Setúbal-Marítimo e União de Leiria-Beira-Mar.
O líder FC Porto só entra em campo às 18:00, com a receção à Naval 1.º de Maio, último classificado, assim como o Benfica, que fecha a ronda em Coimbra, frente à Académica (20:15).