Um golo já nos descontos do japonês Masahiko Inoha (3-2) afastou hoje o anfitrião Qatar das meias finais da Taça da Ásia, numa altura em que os nipónicos jogavam há muito reduzidos a 10 elementos.
Os anfitriões, que perseguiam a primeira presença de sempre nas “meias”, estiveram duas vezes em vantagem, mas o avançado Shinji Kagawa empatou em outras tantas ocasiões e construiu o tento decisivo.
Já no tempo extra, o jogador do Borussia Dortmund, líder destacado na Alemanha, em lance individual, foi desarmado quando apertado pelo guarda-redes e um defesa, mas a bola sobrou para Inoha, que atirou para a baliza deserta.
Sebastian Suria inaugurou o marcador aos 12 minutos, para os organizadores do Mundial de 2022, mas Kagawa empatou, aos 28.
No segundo tempo, Fabio Cesar (63 minutos) recuperou a liderança dos locais de livre, mas Kagawa, já com a equipa reduzida a 10, pela expulsão de Maya Yoshida (62), igualou oito minutos depois.
Agora, o Japão aguarda o desfecho de sábado entre o Irão e a Coreia do Sul para conhecer o adversário nas meias finais, terça-feira.
Ainda hoje, o Uzbequistão defronta a Jordânia e, sábado, a Austrália mede forças com o Iraque. Os vencedores destes jogos disputam, também terça-feira, a segunda meia final.