O guarda-redes internacional holandês Edwin Van der Sar, atual titular da baliza dos ingleses do Manchester United, vai terminar a carreira no final desta época, anunciou hoje o próprio futebolista na sua página na Internet.
Van der Sar, 40 anos, juntou-se em 2005 ao Manchester United, clube ao serviço do qual se sagrou campeão inglês em 2007, 2008 e 2009, e ganhou uma Liga dos Campeões em 2008, numa final em que defendeu uma grande penalidade marcada pelo francês Nicolas Anelka, lance que classificou como o mais memorável de uma carreira de 21 anos.
Na sua página na Internet – www.sport-promotion.nl – o antigo guarda-redes dos holandeses do Ajax de Amesterdão, dos italianos da Juventus e dos ingleses do Fulham escreveu: ''Agora é hora de prestar atenção à minha família''.
O mais internacional dos futebolistas holandeses assegurou sentir-se “bem, mas basta”.
O jogador chegou a admitir “pendurar as chuteiras” depois da doença da mulher, em dezembro de 2009, e agora esclareceu que não tem “noção da data da decisão de terminar a carreira, mas a ideia ficou-lhe na cabeça” desde essa altura.
“Decidimos que continuaria mais uma ano em Inglaterra, mas com o passar do tempo a ideia de abandonar foi crescendo”, justificou.
O treinador de guarda-redes Eric Steele confirmou a decisão em declarações à rádio do Manchester United: “Edwin vai retirar-se no fim da época. É uma decisão partilhada com o treinador [Alex Ferguson], a equipa e o jogador”.
Van der Sar tinha já conquistado uma Taça dos Campeões Europeus ao serviço do Ajax, em 1995.