A UEFA aguarda a notificação oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) sobre o chumbo dos novos estatutos para, em sintonia com a FIFA, tomar medidas. “Continuamos à espera da confirmação oficial da FPF que os estatutos não foram aprovados”, esclareceu à agência Lusa fonte do organismo europeu, que promete tomar decisões “em conjunto com a FIFA”.
Depois de ser notificada oficialmente pela filiada portuguesa, a UEFA “levará o assunto à FIFA para encontrar um entendimento comum para posterior discussão com a FPF”.
Na segunda-feira, a FIFA tinha informado a Lusa que iria enviar ao Comité de Associações o atual impasse na FPF.
Fonte do organismo confirmou que o caso ''está a ser analisado e será enviado à próxima reunião do Comité de Associações'', agendada para 01 de março.
Caso o mesmo comité entenda que a medida se justifique, o processo poderá ser avaliado posteriormente pelo Comité Executivo, que pode avançar com sanções à FPF, filiada que continua sem adequar os estatutos ao novo regime jurídico, ao contrário do que a própria FIFA e UEFA já aconselharam.
No sábado passado, a proposta de revisão dos estatutos da FPF foi chumbada na generalidade por ''insuficiência de maioria qualificada'' pelos sócios ordinários do organismo, em Assembleia-Geral extraordinária, realizada na sede do organismo, em Lisboa.
Dos 500 votos, o total do quórum da reunião magna, 353 foram a favor, o que corresponde a 70,6 por cento, quando eram necessários 75,0 por cento, mais um, e 147 contra (29,4 por cento).