O líder FC Porto e o perseguidor Benfica mantiveram hoje distâncias na Liga portuguesa de futebol, graças às vitórias sofridas nos jogos da 18.ª jornada da prova, com os “aflitos” Rio Ave e Vitória de Setúbal, respetivamente.
A equipa portuense procurava apagar a má imagem deixada pela derrota por 2-0 na receção ao Benfica, para a Taça de Portugal, mas o melhor que conseguiu foi um magro triunfo por 1-0 na receção aos vila-condenses, que sofreram a quinta derrota consecutiva na prova.
O FC Porto, que permanece como a única equipa invicta na competição e segue 100 por cento vitorioso em casa (11 jogos), foi salvo por um golo madrugador do avançado Varela, marcado aos sete minutos, que permitiu aos “dragões” não perderem terreno para o rival lisboeta.
O clube portuense continua firme no comando, com mais um jogo realizado e 11 pontos de vantagem sobre o Benfica, que também não teve a vida facilitada horas mais tarde no reduto dos sadinos, mas acabou por impor-se por 2-0.
Os campeões, que protagonizaram um início de época titubeante, beneficiaram dos golos dos argentinos Gaitan (45+1 minutos) e Jara (78) para conquistarem a 15.ª vitória seguida nas provas nacionais.
Apesar da resistência oferecida ao Benfica, o Vitória de Setúbal obteve apenas um sucesso nas últimas 10 jornadas, ocupando a 13.ª posição, com três pontos de vantagem sobre o Rio Ave, antepenúltimo colocado e primeira equipa acima da linha de despromoção.
Depois do triunfo por 2-1 conquistado no sábado pelo Sporting de Braga no estádio do Marítimo, hoje, o Vitória de Guimarães foi incapaz de imitar o rival minhoto, ficando-se pelo 0-0 na receção ao Nacional.
O Guimarães, quarto posicionado, viu reduzida para dois pontos a vantagem para o Braga, quinto, e desaproveitou o empate 3-3 concedido na sexta-feira pelo Sporting, terceiro, na receção à “lanterna vermelha” Naval 1.º de Maio, num jogo que marcou a despedida do avançado Liedson.
O Olhanense subiu ao sétimo posto, em igualdade pontual com a União de Leiria, graças à vitória por 2-0 no estádio dos leirienses, materializada com golos de Carlos Fernandes, aos 18 minutos, e Paulo Sérgio, aos 25.
Académica e Beira-Mar empataram 3-3 em Coimbra, num encontro com várias reviravoltas no marcador, enquanto ao Paços de Ferreira valeu o golo tardio de Nelson Oliveira, aos 87 minutos, para vencer por 1-0 no recinto do Portimonense, penúltimo classificado.