O PSD vai requerer hoje a presença do ministro da Presidência no parlamento para debater o impasse que se vive na Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que continua sem adaptar os estatutos ao regime jurídico das federações desportivas (RJFD).
Em declarações à Agência Lusa, o deputado Pedro Duarte esclareceu que os sociais-democratas querem conhecer, pela voz de Pedro Silva Pereira, ''a posição do Governo acerca do impasse criado na FPF, decorrente da não adaptação dos estatutos ao novo RJFD''.
De acordo com o vice-presidente da bancada parlamentar social-democrata, o requerimento a solicitar a presença do ministro da Presidência [que tutela o desporto] na Comissão de Educação e Ciência vai dar entrada hoje nos serviços da Assembleia da República.
O PSD, através de Hermínio Loureiro, membro da comissão política nacional dos sociais-democratas, já tinha feito saber, sexta-feira, que ''o futebol não pode estar fora da lei, nem acima da lei''.
Em declarações à Lusa, o dirigente do PSD e antigo presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional considerou que a questão que se vive na FPF ''assumiu proporções inimagináveis''.
Apontou o dedo a Pedro Silva Pereira ao afirmar que ''o ausente ministro que tutela o Desporto nada disse sobre a questão em apreço'', classificando essa atitude como ''um silêncio ensurdecedor''.
''É preciso dizer basta. O Governo não pode olhar para a situação com indiferença”, disse, lembrando, todavia, que “algumas associações distritais teimam em não adequar os estatutos à legislação em vigor”.
“Temos de manifestar a nossa preocupação com a reação das instâncias internacionais, UEFA e FIFA, e apelamos ao bom senso para a adequação dos estatutos à legislação aprovada na Assembleia da República”, concluiu, então, Hermínio Loureiro.