Jorge Jesus somou hoje a sua segunda vitória (2-0) sobre o Sporting em Alvalade enquanto treinador do Benfica, depois de um empate (0-0) no campeonato e um triunfo (4-1) para a Taça da Liga na época passada.
Na pele de técnico ‘encarnado’, Jesus ainda não perdeu no campo dos ‘leões’, depois de ter esperado mais de 20 anos na sua carreira para vencer o Sporting em Alvalade, o que aconteceu duas vezes nas duas últimas épocas e se repetiu agora na 20.ª jornada da Liga.
Longe dos tempos em que se iniciou nas funções de treinador, em 1989/90, no Amora, Jesus teve que chegar primeiro ao Sporting de Braga (2008/09) e na época seguinte ao Benfica (2009/10), para vencer em Alvalade.
Foram 12 as visitas ao terreno dos ‘leões’, mas a tendência positiva só ganhou forma nos últimos anos: primeiro ao vencer com o Sporting de Braga por 3-2, e já na última época ao vencer com o Benfica nas meias-finais da Taça da Liga (4-1).
Em anos anteriores, com um percurso em equipas de meio e fundo de tabela, o treinador nunca tinha conseguido grandes resultados no terreno dos “leões”, tendo como melhor registo – o único em que pontuou – um empate ao comando do Estrela da Amadora (1-1), num época (1999/2000) em que o Sporting se sagrou campeão nacional.
Os piores resultados do atual treinador do Benfica em casa do Sporting registaram-se ainda no ‘velhinho’ Estádio de Alvalade, quando saiu goleado por 4-0 com o Felgueiras, em 1995/96, e com o Belenenses, em 2006/07.