Os clubes das cinco principais ligas europeias de futebol geraram receitas de 631 milhões de euros em merchandising na época 2009/10, de acordo com um estudo divulgado hoje, que coloca a liga espanhola na dianteira.
Com receitas de 190,1 milhões de euros, os clubes do principal campeonato espanhol assumiram pela primeira vez o topo do ranking elaborado pela Sport+Markt, graças ao crescimento de 6% comparativamente a 2008.
Real Madrid e Barcelona foram os responsáveis por cerca de 80% destes proveitos, de acordo com o Relatório do Merchandising no futebol europeu 2010, que estudou 182 emblemas e cerca de 10.000 pessoas em dez países.
A liga inglesa caiu para o segundo posto, ao contabilizar receitas de 167,5 milhões de euros (menos 3,5 milhões do que em 2008), mas mantendo uma sólida vantagem sobre a competição alemã (129,7 milhões de euros, mais 2,7 que em 2008), terceira no ''ranking''.
Praticamente inalteradas, relativamente ao anterior relatório, permanecem as receitas dos clubes da liga italiana (76,9 milhões de euros) e francesa (66,9 milhões de euros).
Alargando a amostra às ligas de Holanda, Polónia, Rússia, Turquia e Ucrânia, a Sport+Markt calcula que as receitas provenientes de merchandising tenham ascendido a 727 milhões de euros, cerca de 7,3% do total de receitas geradas pelos clubes destas dez competições.
No top dos clubes, o Real Madrid é responsável por mais de metade das receitas de retalho nestas dez ligas, sendo seguido de Barcelona, Liverpool, Bayern Munique, Marselha, Manchester United, AC Milan, Inter Milão, Lyon e Fenerbahçe.
Ainda de acordo com o relatório, que aponta a venda de camisolas como responsável por metade das receitas de merchandising, durante a última época foram vendidas 13,7 milhões de réplicas, das quais 11,4 milhões, cerca de 83%, dos gigantes Adidas e Nike e as restantes 2,3 milhões distribuídas por outras 34 marcas.