O FC Porto desloca-se sábado ao terreno do Olhanense, em jogo da 21.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, no qual procura manter a vantagem de oito pontos sobre o Benfica, que recebe o Marítimo no dia seguinte.
Apesar de ter garantido a qualificação para os oitavos de final, o FC Porto viaja para Olhão três dias depois da terceira derrota da época, sofrida no Dragão, frente ao Sevilha (1-0).
Contudo, na Liga, os “dragões” ainda só empataram duas vezes e levam oito pontos de avanço sobre o Benfica, visitando um Olhanense tranquilo, que não perde à quatro rondas e que está apenas a dois pontos da zona de qualificação europeia.
Em 16 encontros entre as duas equipas para o campeonato português em Olhão, o FC Porto venceu sete vezes, empatou quatro e perdeu cinco.
Moralizado pelo triunfo sobre o Sporting (2-0), na última ronda, o Benfica, segundo classificado e que hoje defronta o Estugarda, na Liga Europa, recebe o Marítimo, 11.º da tabela.
A atravessarem a melhor fase da temporada, os “encarnados”, que não vão poder contar com o defesa Sidnei, procuram o 11.º triunfo consecutivo na Liga portuguesa e a 16.ª em todas as competições.
Em 30 visitas à Luz para o campeonato, o Marítimo apenas conseguiu uma vitória, em 1987, e quatro empates, o último dos quais na primeira jornada da última temporada.
Sem qualquer triunfo nos últimos três encontros – uma derrota e dois empates –, o Sporting procura defender o terceiro posto, mas terá uma difícil deslocação no domingo ao terreno do Nacional da Madeira, nono classificado.
Nos “leões”, que recebem hoje o Glasgow Rangers, também para a Liga Europa, subsistem dúvidas sobre a utilização do capitão Daniel Carriço e do chileno Jaime Valdés.
Nas últimas três deslocações à Choupana, o Sporting não foi além de um empate com o Nacional, tendo conseguido apenas três triunfos em 11 encontros.
Na sexta-feira, na abertura da ronda, o Vitória de Guimarães, que está apenas a um ponto dos “leões”, pode subir provisoriamente ao terceiro posto, caso vença na receção à Académica, que estreia Ulisses Morais como novo treinador.
Numa surpreendente quinta posição, o Paços de Ferreira, a quatro pontos do Sporting, recebe no sábado o Vitória de Setúbal, que quer afastar-se da “linha de água”, que está a cinco pontos.
A União de Leiria, que tem apenas um triunfo nos últimos seis jogos, visita o Rio Ave, cada vez mais próximo de garantir a manutenção, depois de ter conseguido duas derrotas consecutivas, após cinco derrotas seguidas.
Com apenas uma derrota nos últimos seis jogos, a Naval 1.º de Maio, penúltima, quer manter a recuperação na tabela, na receção ao intermitente Sporting de Braga, sétimo, que hoje recebe o Lech Poznan.
O Portimonense, “lanterna vermelha”, precisa de pontos para continuar a sonhar com a manutenção, deslocando-se domingo ao terreno do Beira-Mar, 10.º.
Programa da 21.ª jornada:
- Sexta-feira, 25 fev:
Vitória de Guimarães – Académica, 20:15 (SportTV)
- Sábado, 26 fev:
Paços de Ferreira - Vitória de Setúbal, 16:00
Olhanense - FC Porto, 20:15 (TVI)
- Domingo, 27 fev:
Rio Ave - União de Leiria, 16:00
Beira-Mar – Portimonense, 16:00
Benfica – Marítimo, 18:00 (SportTV)
Nacional – Sporting, 20:15 (SportTV)
- Segunda-feira, 28 fev:
Naval 1.º Maio - Sporting de Braga, 20:15 (SportTV)