loading

Estatutos e regulamento eleitoral na agenda da AG da FPF

A proposta de alteração dos estatutos e o regulamento eleitoral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) são dois dos pontos da ordem de trabalhos da Assembleia Geral (AG) extraordinária hoje convocada para 19 de março, em Lisboa.

Estatutos e regulamento eleitoral na agenda da AG da FPF
Futebol 365

Da convocatória para a reunião magna extraordinária de 19 de março, às 10:00, no Auditório Manuel Quaresma, na sede da FPF, consta a “apreciação, discussão e votação” da proposta da direção do organismo para adequação dos estatutos e do regulamento eleitoral ao Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD).

Antecedendo a abordagem a estes assuntos, será submetida a votação a aprovação das atas da “Assembleia ordinária e extraordinária de 18 de dezembro de 2010 e da AG extraordinária de 29 de janeiro de 2011”, de acordo com o documento, assinado pelo presidente da Mesa da AG, Avelino Ribeiro.

A AG foi convocada por solicitação da direção da FPF, que apelou “ao bom senso e ao sentido de responsabilidade de todos os sócios, para que sejam evitados graves prejuízos para o futebol português”.

Apesar da suspensão do estatuto de Utilidade Pública Desportiva, a adequação estatutária da FPF ao RJFD já foi chumbada em três AG, a última das quais sessão magna extraordinária de 29 de janeiro, quando uma proposta apresentada pela Liga, pelo Sindicato dos Jogadores e pelos organismos representativos das classes dos árbitros e dos treinadores recebeu 70,6 por cento de votos a favor e 29,4 por cento.

Caso não seja aprovada a 19 de março por uma maioria qualificada, com 75 por cento e mais um voto, a FIFA poderá atuar de imediato, através do Comité de Emergência.

Fonte do organismo revelou à Agência Lusa, logo depois da reunião de quinta-feira do Comité Executivo, em Zurique, que, caso não sejam aprovados os novos estatutos na próxima reunião magna da FPF “o Comité de Associações entregará o dossier ao Comité de Emergência para possíveis sanções, incluindo a suspensão da federação”.

Na carta enviada pela FIFA à FPF, quinta-feira, o organismo é claro: “Se a FPF for suspensa, isso quer dizer que nenhuma equipa portuguesa (incluindo clubes) poderá ter qualquer contacto internacional (...)”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?