Quatro adeptos sérvios foram hoje condenados, na cidade italiana de Génova, a penas de prisão por participação ativa nos incidentes que levaram à suspensão do jogo de futebol entre a Itália e a Sérvia, a 12 de outubro.
As penas anunciadas, entre os dois anos e meio e os três anos e dois meses de prisão, correspondem aos pedidos da acusação.
“Estão detidos há já cinco meses”, recordou o advogado de defesa, adiantando: “Eles já estariam em liberdade se não fossem sérvios, pois já assistimos a atos idênticos com outros adeptos, nomeadamente franceses, e todos foram libertados em pouco tempo”.
Os incidentes reportam-se a 12 de outubro, em Génova, quando a Itália recebeu a Sérvia em jogo do Grupo C de qualificação para o Europeu de 2012.
A partida foi interrompida aos seis minutos devidos aos confrontos dos adeptos sérvios com as forças policiais, dos quais resultaram 16 feridos, dois deles graves.
Ainda nesse mês, a Comissão de Disciplina da UEFA decidiu atribuir a vitória à Itália, por 3-0, condenando ainda a Sérvia à realização do jogo seguinte em casa à porta fechada e a um outro nas mesmas condições se, no período de dois anos, os adeptos daquela seleção voltassem a estar envolvidos em cenários de violência.