O antigo futebolista francês Michel Platini foi hoje reeleito por aclamação para um segundo mandato como presidente da UEFA, durante o congresso do organismo, que está a decorrer em Paris.
Os membros das 53 federações que compõem a UEFA optaram por um voto por aclamação, uma vez que Platini, de 55 anos, era o único candidato.
O antigo capitão da seleção francesa foi eleito pela primeira vez a 26 de janeiro de 2007, no último congresso eletivo, em Dusseldorf, Alemanha, numa votação equilibrada, com 27 votos a favor contra 23 contra.
Durante quatro anos, as grandes conquistas de Platini foram a adoção de um princípio de “fair-play” financeiro, que pode levar à exclusão das competições europeias a partir de 2014/15.
Platini alterou também as condições de acesso à Liga dos Campeões, permitindo que equipas de países mais pequenos se consigam apurar para a mais importante prova de clubes.
Neste momento decorre a primeira ''volta'' da eleição para os membros do comité executivo. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madail, candidata-se a um segundo mandato.