O português Jaime Pacheco, novo treinador do Beijing Guo’A n, estreou-se hoje com uma vitória na Superliga chinesa de futebol, ao derrotar o Jiangsu Shuntian por 2-0, na visita a Najing, no Leste da China.
Os dois golos do Beijing Guo’A n no jogo da primeira jornada do principal campeonato de futebol do país foram marcados na segunda parte, no intervalo de apenas dois minutos.
A Superliga chinesa, disputada por 16 equipas, decorre até ao início de novembro.
Duas outras equipas, o Shaanxi Zhongjian e o Hangzhou Greentown, também ganharam por 2-0 e partilham o primeiro lugar da classificação com o Beijing Guo’A n.
O detentor do título, o Shandong Luneng, empatou em casa 3-3 com o Chengdu Blades.
Na ultima temporada, o Beijing Guo’A n ficou em quinto lugar, um dos priores resultados da sua história, e entretanto a equipa perdeu quatro dos seus melhores jogadores.
Jaime Pacheco, no entanto, mostra-se entusiasmado com a sua nova experiência.
“Estou a gostar de estar aqui (…) No aspeto desportivo e humano, os jogadores são bons. Crescem todos os dias. É aliciante treiná-los”, disse o técnico português à agência Lusa na véspera de partir para Nanjing.
Na segunda jornada, marcada para o próximo domingo, o Beijing Guo’A n recebe o Hangzhou Greentown.
A profissionalização do futebol na China só foi autorizada em 1992, o ano em que o Partido Comunista Chinês rompeu com o sistema de planificação central, típica dos antigos países socialistas, e adotou a ''economia de mercado socialista''.