Os cerca de 140 vídeos publicados no sítio de partilha na Internet Youtube desde a conquista do título português de futebol com a referência “FC Porto” somam mais de 250 mil visualizações.
Dois dias depois de o FC Porto ter garantido a conquista do 25.º título nacional, com a vitória sobre o Benfica por 2-1, a celebração “azul e branca” prossegue na Internet, alimentada pela partilha destes vídeos na rede social Facebook.
As novas tecnologias parecem suceder às tradicionais discussões de café ou barbearia sobre a “rivalidade” entre os dois emblemas, recordando as imagens do “clássico” de domingo.
A conquista da Liga une os carregamentos e o mais visto tem um título simples e de pesquisa lógica “FC Porto Campeão 2011”, contando mais de 73 mil visionamentos até às 16:00 de hoje.
O segundo lugar do “ranking” é ocupado por um “clip” com imagens da reportagem do Porto Canal, intitulado “Hulk campeão canta no autocarro”, com o avançado brasileiro a entoar um cântico relacionado com a goleada de novembro no Estádio do Dragão (5-0).
Já os festejos com a luz do estádio do Benfica desligada surgem no terceiro lugar dos visionamentos, contabilizando cerca de 48.500 para um vídeo feito com base num reportagem da SportTV.
O mesmo assunto tem direito a um vídeo com título em inglês “Benfica vs FC Porto - The Stadium Of Light Blackout [Lights Off]” (Benfica-FC Porto – O “apagão” do Estádio da Luz [Luzes apagadas]), que já foi visto, em 48 horas, por cerca de 17 mil internautas.
Cerca de oito mil utilizadores já clicaram no vídeo onde o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, fala sobre o “apagão” e o acionamento do sistema de rega.
Aquele que é o “must” das manipulações mais cómicas de som é o vídeo “Hitler a falar de…”, dispõe já de uma versão online sobre o “clássico” de domingo e, em pouco mais de 24 horas, foi visto por mais de cinco mil internautas.
Seguem-se largas dezenas de carregamentos feitos por adeptos que foram ao estádio, notícias de televisão e reportagens profissionais, com destaque para a do adepto benfiquista entrevistado na SIC, que usa do vernáculo para argumentar a favor do seu clube, com mais de 10 mil visionamentos.
Na rede social Facebook, são inúmeros os grupos criados entre adeptos, que funcionaram como fóruns e antecâmaras do jogo, aproveitados depois para declarações de amor pelo vencedor, escárnio pelo vencido (e vice-versa) e milhares de desabafos variados.