loading

Moçambique: Maior estádio do país é inaugurado no sábado

O presidente moçambicano, Armando Guebuza, inaugura no sábado o Estádio Nacional de Zimpeto, a maior obra desportiva construída em Moçambique depois da independência, com capacidade para 42 mil pessoas.

O Estádio Nacional, situado nos arredores de Maputo, foi construído com apoio do governo chinês.

A infraestrutura tem também disponíveis 10 mil lugares localizados na única bancada coberta, que alberga igualmente a tribuna VIP e espaços para serviços de restauração e comunicação social e custou 52,6 milhões de euros, a crédito.

Um dos pontos mais altos da cerimónia será a partida de futebol entre as seleções de Moçambique e da Tanzânia, com início marcado para as 18:30.

O último jogo realizado no período da noite no país foi em 1991.

Segundo os organizadores, o evento contará com a participação de grupos culturais, nomeadamente de ginástica massiva, e desfile de cerca de mil crianças provenientes de diferentes escolas de Maputo, que irão fazer a coreografia do evento, ostentando as cores da nação.

Em janeiro, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) recomendou ao Governo moçambicano para que procedesse a algumas correções no Estádio Nacional, principalmente na relva do campo, intervenções necessárias para que o recinto se tornasse “numa arena perfeita”.

Num relatório, a FIFA recomendava ao executivo moçambicano, proprietário do empreendimento, que alterasse algumas situações anómalas que um inspetor da entidade máxima de futebol mundial detetou.

Entre os defeitos que Walter Gagg, inspetor encarregue pela FIFA de vistoriar o Estádio Nacional, identificou, destacava-se “o mau estado da relva”.

“A relva está em muito má condição e deve ser seriamente tratada e regada diariamente”, referia o relatório, enviado, primeiro, à Confederação Africana de Futebol (CAF) e depois à Federação Moçambicana de Futebol (FMF), antes de chegar ao Ministério da Juventude e Desportos de Moçambique.

Outra correção, segundo o inspetor da FIFA, prendia-se com a necessidade de se aumentar o espaço de balanço para a execução dos pontapés de canto, para permitir aos jogadores uma margem de “segurança”.

“Uma superfície de segurança deve ser garantida nos quatro cantos do campo, para garantir proteção para os jogadores quando executarem os pontapés de canto”, assinalava o documento.

O parecer da FIFA terminava com o seguinte elogio: “Pode confirmar-se que o Estádio de Zimpeto (a outra designação oficial do Estádio Nacional) será uma arena perfeita para qualquer evento desportivo. Com a relva em condições, Zimpeto será um estádio imponente para competições de futebol de primeira classe”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?