Os principais campeonatos femininos de 2010/2011 estão a chegar ao fim sob o signo das “dobradinhas”, feito já alcançado pelo Ribeirense, no voleibol, e pela Quinta dos Lombos, no basquetebol.
O 1.º Dezembro conquistou o título de futebol, 10.º consecutivo em 11, e tem também a possibilidade de fazer a “dobradinha”, já que irá disputar a final da Taça de Portugal com o CF Benfica, a 14 de Maio, no Estádio Nacional.
A equipa de basquetebol da Quinta dos Lombos foi a mais regular da época e fez a “dobradinha”, ao somar o título de campeã na final disputada com o CAB Madeira à conquista da Taça de Portugal frente ao Algés.
No andebol, a exemplo do que se verificou na última temporada, a época de 2010/2011 está a ser dominada pelas equipas do Gil Eanes e Madeira SAD, respetivamente campeã nacional e vencedor da Taça de Portugal.
A três jornadas do termo do campeonato, a decorrerem a 14, 21 e 28 de maio, o Gil Eanes lidera a tabela classificativa com 36 pontos, mais seis pontos e um jogo do que o Madeira SAD (segundo, com 30 pontos).
A formação do Madeira SAD já conquistou a Supertaça, impondo-se ao Gil Eanes por uns esclarecedores 31-23, e a Taça de Portugal vai ainda em fase embrionária, com a realização dos oitavos de final a 15 de maio.
Em voleibol, o Ribeirense, a exemplo do “vizinho” Fonte do Bastardo (masculinos), reivindicou para os Açores a conquista do título de campeão, ao derrotar o Académico da Trofa na final do “play-off”, por 2-0.
O Ribeirense venceu também a Taça de Portugal, segunda do seu historial, alcançando a “dobradinha” ao impor-se na final disputada em Baião ao Académico da Trofa, por 3-0, pelos parciais de 25-17, 25-20 e 26-24.
A fase regular da Taça Nacional de futsal está a decorrer distribuída por quatro grupos de apuramento (A, B, C e D), até 21 de maio, para decidir qual das equipas sucederá ao Benfica na conquista do troféu.
FC Vermoim (A), finalista vencido da última edição, Restauradores Avintenses (B), Academia Caranguejeira (C) e Quinta Lombos (D) seguem na liderança dos grupos, contando por vitórias todos os jogos realizados.
No hóquei em patins, que tem a fase final a decorrer e que só termina a 11 de junho, a tabela classificativa é liderada pelo Boliqueime, com 23 pontos, seguido de perto pela equipa de “Os Lobinhos”, com 20.