loading

André Villas-Boas persegue Ivic e procura segundo «triplete» do FC Porto

André Villas-Boas poderá tornar-se no segundo treinador da história do FC Porto a conquistar quatro troféus numa só temporada, igualando o croata Tomislav Ivic, que alcançou o feito há mais de 20 anos.

André Villas-Boas persegue Ivic e procura segundo «triplete» do FC Porto

Numa época em que já venceram o campeonato, a Liga Europa e a Supertaça Cândido de Oliveira, os “dragões” caminham para igualar o registo da época 1987/88, caso batam o Vitória de Guimarães, na final da Taça de Portugal.

Em caso de triunfo, o técnico André Villas-Boas iguala Tomislav Ivic, que, naquela temporada, levou o FC Porto à conquista de quatro troféus: Liga, Taça de Portugal, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental.

A temporada 1987/88 foi, até à data, a mais produtiva da história dos “azuis e brancos” em termos de troféus conquistados e, em caso de triunfo frente aos vimaranenses, Villas-Boas colocará o seu nome na galeria dos mais vitoriosos treinadores portistas.

Em caso de derrota na final do Jamor, o jovem treinador ficará, igualmente, ligado a uma das melhores épocas de sempre do FC Porto, já que as três conquistas desta temporada apenas têm correspondência às épocas de 2002/03 e 2003/04, quando, sob o comando de José Mourinho, venceu a Taça UEFA e a Liga dos Campeões.

No entanto, se a possibilidade de conquistar o quarto troféu da temporada se afigura como um aliciante para técnico e jogadores, mais importante se torna quando se verifica que a conquista da Taça de Portugal dará origem ao segundo “triplete” da história dos “dragões”.

Neste caso, o “triplete” (para espanhóis) ou “treble”(para ingleses), significa a conquista, numa só época, das três provas mais importantes: campeonato, taça do país e uma competição europeia de clubes.

Além de ser a única equipa portuguesa a ter conseguido este feito, em 2002/2003, à semelhança de Celtic, Ajax, IFK Gotemburgo, PSV Eindhoven, Manchester United, Galatasaray, CSKA Moscovo, FC Barcelona e Inter de Milão – com Mourinho -, o FC Porto terá a possibilidade de se tornar no primeiro e único clube europeu a consegui-lo por duas vezes.

Épocas do FC Porto mais produtivas em troféus:

- 1987/88 (4) – Liga portuguesa, Taça de Portugal, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental.

- 2002/03 (3) – Liga portuguesa, Taça de Portugal e Taça UEFA.

- 2003/04(3) – Liga portuguesa, Liga dos Campeões e Supertaça portuguesa.

- 2010/11 (3) – Liga portuguesa, Liga Europa e Supertaça portuguesa.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?