Todas as equipas portuguesas que vão participar na Liga dos Campeões e na Liga Europa de futebol serão cabeças de série, o que lhes permite evitar de início as equipas mais fortes em competição, nos sorteios a realizar pela UEFA.
Segundo as regras do organismo que rege o futebol europeu, que entram em conta não só com o ranking dos países, mas também dos clubes, o FC Porto tem entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões (LC) e estará no sorteio no ''pote 1'', evitando assim cruzar-se com Fc Barcelona e Real Madrid (Espanha), Manchester United e Chelsea (Inglaterra) e Inter (Itália).
Evitará também Arsenal (Inglaterra) e Bayern (Alemanha), que irão para o primeiro pote se passarem a fase do “play-off”.
Quanto ao Benfica, vice-campeão português, entra na terceira pré-eliminatória do ''caminho dos não campeões'' da LC, fase em que é a equipa de melhor ranking. O seu adversário será o Rubin Kazan (Rússia), Odense (Dinamarca), Timisoara (Roménia), Trabzonspor (Turquia) ou o Zurique (Suíça).
Se ganhar, o clube “encarnado” volta a ser cabeça desérie, no “play-off”, tal como Arsenal, Bayern e Villareal (Espanha), além de outro clube ainda a definir.
Sporting e Sporting de Braga entram na quarta eliminatória da Liga Europa como cabeças de série e assim evitam, entre outros, Tottenham (Inglaterra), Sevilha (Espanha), Lazio (Italia), Schalke 04 (Alemanha), PSV Eindhoven (Holanda), Besiktas (Turquia), AEK (Grécia) e Anderlecht (Bélgica). Se ganharem, seguem para a fase de grupos.
Na terceira ronda o Vitória de Guimarães também será cabeça de série, tal como o Nacional, se os madeirenses passarem a segunda pré-eliminatória, em que são a sexta equipa mais forte (sétima, se os ingleses do Fulham passarem a primeira fase da prova).