A federação grega de futebol decidiu hoje suspender toda a atividade de seleções e clubes a partir de segunda-feira e por tempo indeterminado, para proceder a uma reforma dos campeonatos.
A decisão, aprovada pelo comité executivo da federação, por 49 votos a favor e sete contra, partiu de uma proposta do presidente deste organismo, Sofoklis Pilavios, justificada com o objetivo de retirar “o futebol das mãos dos ‘hooligans’, que levam a violência aos estádios, e acabar com os resultados combinados de jogos”.
A suspensão produz efeitos já a partir de segunda-feira, depois de a seleção grega, comandada pelo português Fernando Santos, receber Malta, no sábado, em jogo do grupo F de qualificação para o Euro2012, que é liderado pela formação helénica.
Toda a atividade das equipas nacionais e dos clubes nas provas nacionais e internacionais vai ficar suspensa, apesar de a seleção grega ter agendado para a próxima terça-feira um jogo particular frente ao Equador, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A equipa nacional grega tem previsto o regresso à competição oficial a 02 de setembro, com uma deslocação a Israel, em novo jogo de qualificação para o Euro2012, que vai ser disputado na Ucrânia e na Polónia.