loading

Euro2012: Portugal vence a Noruega por (1-0) e é líder do Grupo H

A seleção de Portugal venceu hoje por 1-0 a Noruega, na Luz, e assumiu a liderança do Grupo H da qualificação para a fase final do Euro2012 de futebol, embora em igualdade pontual com Dinamarca e Noruega.

Euro2012: Portugal vence a Noruega por (1-0) e é líder do Grupo H

No Estádio da Luz, onde havia goleado por 4-0 a Espanha, campeã europeia e mundial, um golo solitário de Hélder Postiga, aos 53 minutos, permitiu a Portugal somar o terceiro triunfo consecutivo, após um ponto nos primeiros dois jogos.

Uma série que se completa agora com a vitória sobre a Noruega, depois de ter vencido por 3-1 a Dinamarca, no Dragão, a 08 de outubro de 2010, e a Islândia, em Reiquejavique, quatro dias depois.

Paulo Bento apenas conhece êxitos no qualificação para o europeu, que será organizado conjuntamente por Polónia e Ucrânia, num percurso luso que começou com o surpreendente empate 4-4 com o Chipre, a 03 de setembro, em Guimarães, e uma derrota por 1-0 na Noruega, com Agostinho Oliveira no lugar do suspenso Carlos Queiroz.

Portugal tem agora os mesmos 10 pontos da Noruega, que sofreu o primeiro desaire na qualificação, e da Dinamarca, que hoje venceu tranquilamente na Islândia por 2-0 - golos de Schone, 60, e Eriksen, 75 -, mas a vantagem no confronto direto confere o primeiro lugar aos portugueses.

No Grupo B, a República da Irlanda, de Giovanni Trapattoni, a Rússia e Eslováquia mantiveram-se juntas, com 13 pontos, já que todas venceram.

Os irlandeses venceram por 2-0 na Macedónia, com um “bis” de Robbie Keane, a Rússia ganhou à Arménia por 3-1, com ''hat-trick'' de Pavlyuchenko (26, 59 e 73, este último de grande penalidade), enquanto a Eslováquia festejou a vitória por 1-0 em Andorra, com Karhan a faturar o golo aos 63.

No Grupo F, a Grécia, de Fernando Santos, manteve o primeiro lugar, depois da receção vitoriosa, por 3-1, a Malta, última classificada sem qualquer ponto averbado em seis jogos.

Fetfatzidis (8 e 64 minutos) e Papadopoulos (26) marcaram na seleção grega, enquanto o tento de honra do conjunto maltês foi apontado por Mifsud (54).

A Grécia soma 14 pontos, mais um do que Croácia, segunda classificado, e Israel, terceiro.

A Croácia recebeu sexta feira a Geórgia e esteve em desvantagem por 1-0 (golo de Kankava, aos 19) até ao último quarto de hora, com Madzikic e Kalicic a protagonizarem a reviravolta.

Israel jogou hoje em Riga e impôs à Letónia a segunda derrota em casa, por 2-1, com golos de Benayour, aos 19, e Tal Ben Haim, aos 43, na conversão de uma grande penalidade. Cauna reduziu para 2-1 aos 62.

No mítico Wembley, a Inglaterra esteve a perder por 2-0 com a Suíça, mas os britânicos reagiram aos livres de Barnetta (32 e 35) e Lampard, na transformação de uma grande penalidade, reduziu (37) e Ashley Young restabeleceu uma igualdade pouco lisonjeira (51).

Também o Montenegro-Bulgária terminou com uma igualdade, a golo, do montenegrino Djalovic (53) e do búlgaro Popov (66).

Inglaterra e Montenegro lideram em igualdade pontual (10 pontos), enquanto a Suíça é terceira e Bulgária quarta, ambas com cinco.

Ficha do Jogo

Jogo no Estádio da Luz, em Lisboa.

Portugal – Noruega, 1-0

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

1-0, Hélder Postiga, 53 minutos.

Equipas:

- Portugal: Eduardo, João Pereira (Sílvio, 73), Pepe, Bruno Alves, Fábio Coentrão, Raul Meireles, João Moutinho, Carlos Martins (Ruben Micael, 69), Nani (Varela, 86), Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga.

(Suplentes: Rui Patrício, Hugo Almeida, Danny, Rolando, Rúben Micael, Sílvio e Varela).

- Noruega: Jarstein, Tom Hogli, Demidov, Hangeland, Arne Riise, Hauger, Helge Riise, Grindhem (Henriksen, 83), Huseklepp (Braaten, 75), Pedersen e John Carew (Abdellaoue, 60).

(Suplentes: Pettersen, Abdellaoue, Ruud, Brenne, Henriksen, Parr e Braaten).

Árbitro: Cuneyt Cakir (Turquia).

Ação disciplinar: nada a registar

Assistência: 47.829 espetadores.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?