loading

Euro2012: Polónia já conta os dias para o pontapé de saída em Varsóvia

A Polónia, e em especial a sua capital Varsóvia, já estão a contar os dias para receber a 08 de junho de 2012 o jogo inaugural do próximo Campeonato da Europa de futebol, que organiza conjuntamente com a Ucrânia.

Euro2012: Polónia já conta os dias para o pontapé de saída em Varsóvia
Futebol 365

A conferência de imprensa no Palácio da Cultura de Varsóvia, tal como ocorreu na segunda-feira em Kiev, na Ucrânia, visava assinalar o primeiro dos últimos 365 dias até ao primeiro Euro no leste do continente.

“Já só temos um ano pela frente. Este é o último ‘sprint’ desta grande oportunidade para os países e cidades que vão acolher a competição. Devo dizer que uma das nossas maiores preocupações é a segurança. Além disso, também queremos que o torneio seja uma alegria para todos os polacos”, afirmou o presidente da federação polaca de futebol, Grzegorz Lato.

Apesar do entusiasmo organizativo, Lato, perante o ex-jogador Zbigniew Boniek e o guarda-redes Jerzy Dudek na assistência, não entrou em euforias desportivas, advertindo que “é preciso ter calma e não exigir grandes resultados à seleção polaca”.

“Mas queremos chegar à segunda fase”, frisou o dirigente, reconhecendo a vantagem “jogar com um 12.º jogador e em casa”. A Polónia estreia-se na competição no jogo inaugural, no novo Estádio Nacional de Varsóvia.

O vice-presidente da câmara de Varsóvia, Jacek Wojciechowicz, sublinhou que o evento é uma “grande oportunidade” para tornar a “cidade ainda melhor”.

“Espero que tudo o que viram os tenha deixado otimistas. Nós fizemos muitos progressos e lançámos muitos investimentos para estarmos preparados para o evento”, referiu Wojciechowicz.

Uma opinião corroborada pelo ministro polaco do Desporto e do Turismo, Adam Giersz, que garantiu que “tudo corre bem para a competição, apesar de os prazos já estarem a ficar muito apertados”.

“Esta preparação é muito importante para o país. Não apenas na sua vertente desportiva, mas também politica, na nossa relação com a Ucrânia, organizativa e economicamente, por ter acelerado muitos investimentos”, afirmou o governante, comparando a competição a um “plano Marshall” para estas cidades.

O secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, tal como tinha feito na capital ucraniana, saudou os presentes na sua língua, para assinalar a “última fase desta excitante jornada” e agradecendo o trabalho “árduo” do comité organizador local.

“A Polónia estará pronta e a Ucrânia vai estar pronta”, frisou Infantino, admitindo atrasos “de algumas semanas na conclusão dos estádios”.

Para incentivar os polacos presentes, o secretário-geral da UEFA recordou o Euro2004, disputado em Portugal, elogiando esta “experiência”, pelo “ambiente e a relação criada com a seleção nacional”.

Os 31 jogos do campeonato da Europa de futebol de 2012 vão ser disputados em oito estádios, quatro em cada um dos anfitriões. A final vai ser disputada no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia, a 01 de julho.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?