O secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, voltou hoje a manifestar “preocupação” em relação ao estado das obras para o Mundial de futebol de 2014, que se realizará no Brasil.
Em Moscovo, o responsável deixou clara sua insatisfação quanto ao andamento das obras no Maracanã, um dos principais estádios onde as disputas serão realizadas, no Rio de Janeiro. “Não temos nem estádio, nem aeroportos”, afirmou.
Walcke acrecentou que parece cada vez mais provável que algumas infra-estruturas, incluindo o Maracanã, vão estar prontas apenas algumas semanas antes do evento.
O governo brasileiro tem divulgado novidades quanto ao andamento das obras e dos trâmites burocráticos para sua aprovação, porém a FIFA considera que as medidas estão a ser realizadas em cima da hora.
A 15 de junho, a Câmara dos Deputados aprovou a medida provisória que cria regras especiais para as licitações de construção dos estádios para o Campeonato do Mundo de futebol e para os Jogos Olímpicos de 2016.
Esse, no entanto, é apenas o primeiro passo para a realização das obras necessárias tanto para o Mundial como para os Jogos. A votação do texto da medida provisória ainda aguarda as alterações propostas pela oposição para nova votação, prevista para ocorrer na próxima semana.
Já o orçamento para a remodelação do Maracanã foi fechado na semana passada, quando o governo do estado anunciou que conseguiu reduzir a previsão de gastos em 2,6 por cento. A data do acerto ocorreu bem em cima do prazo estipulado pela FIFA para alterações nos projetos dos estádios.