Num teste mais a sério, o Benfica empatou hoje com os suíços do Servette (1-1), num jogo de futebol em que o argentino Gaitán marcou o único golo luso e a equipa teve uma exibição mais descolorida.
Frente a um adversário muito mais exigente do que o do dia anterior, o Benfica fez poucas mudanças, com Jorge Jesus a dar a titularidade a Jardel – culpado do golo helvético – e a Jara, por troca com Roderick e Saviola.
Os “encarnados” não encontraram os mesmos espaços e desde cedo se viram pressionados por uma equipa do Servette, orientada pelo técnico português João Alves, bem organizada taticamente e a fazer pressão na zona da bola.
Com Aimar muito vigiado e com o Benfica a ter dificuldade para criar espaços, foi um lance individual de Nico Gaitán a fazer a diferença, aos 11 minutos, depois de uma combinação com Óscar Cardozo.
Mais uma vez encostado à direita – viria mais tarde a trocar com Bruno César -, Gaitán teve arte e engenho para fintar já dentro da área contrária e rematar a meia altura, aos 11 minutos.
O Servette, equipa que subiu este ano à primeira liga da Suíça, não se intimidou e procurou ameaçar a baliza de Artur, que fez a primeira defesa aos 17 minutos, respondendo a um remate de meia distância.
Ao contrário do dia anterior o reforço da baliza do Benfica pôde ser testado, mas aos 25 minutos, num lance em que está isento de culpa, passou a Jardel, com o central a atrapalhar-se, na tentativa de fintar, e o Servette a fazer o empate, por Matias Vitkieviez.
Jardel mostrou-se nervoso e lento, com muitos passes errados, mau posicionamento e foram algumas as vezes que Miguel Vítor teve que acudir ao colega no eixo central da defesa.
Na segunda metade, o treinador fez muitas mexidas, dando novamente minutos de jogo a Nolito e Enzo Pérez, nas alas, trocando Jardel por Roderick e fazendo sair Jara e Cardozo para as entradas de Saviola e Rodrigo.
O técnico também mexeu taticamente na equipa, optando por colocar o sérvio Matic no meio-campo junto a Javi Garcia, e fazendo sair Aimar.
Miguel Vítor passou ao “lado” do golo, com um bom cabeceamento, aos 52 minutos, mas a equipa suíça também podia ter marcado por Ishmael Yartey – jogador emprestado pelos “encarnados” ao Servette -, aos 57, num lance em que Artur esticou-se para dar uma palmada na bola.
Saviola teve o golo nos pés, mas isolado, aos 71 minutos, rematou por cima, e Rodrigo, no lance imediatamente a seguir, ficou igualmente em branco. Com o Servette sempre a ameaçar, o Benfica até podia ter saído vitorioso, mas ''el Conejo'' voltou a falhar, aos 89.
Jorge Jesus deixou fora do banco de suplentes César Peixoto, Carlos Martins e Ruben Amorim, que têm estado fisicamente condicionados, bem como Júlio César, Shaffer, Luís Fernandez e Kardec, este último a caminho dos brasileiros do Santos, por empréstimo.
O último jogo do estágio do Benfica na Suíça está agendado para terça-feira, frente ao Dijon, promovido esta época à principal divisão francesa, no Centro Desportivo de Colovray, em Nyon, às 21:00 locais (20:00 em Lisboa).
Ficha do Jogo:
Jogo no Stade Géneve, em Genebra.
Servette – Benfica, 1-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Nico Gaitán, 11 minutos.
1-1, Matias Vitkieviez, 25.
Equipas:
- Servette: David Gonzalez, Vincent Rufli (Jerome Schneider, 85), Christopher Routis, Issaga Diallo, Christian Schlauri, Lionel Pizzinat (M'Futi, 90), Laglais Kouassi (Tibert Pont, 67), Matias Vitkieviez (Julian Esteban, 46), Ishmael Yartey (Goran Karanovic, 69), Stéphane Nater (Abdoulaye Fall, 83) e Marcos de Azevedo (Carlos Varela, 69).
(Suplentes: Fábio Monteiro, Oliver Maric, Jerome Schneider, Tibert Pont, Thierry Moutinho, Abdoulaye Fall, Goran Karanovic, Carlos Varela, Julian Esteban, Eudi Souza e Mobulu M’Futi).
- Benfica: Artur (Roberto, 61), André Almeida (Wass, 61), Miguel Vítor (Nuno Coelho, 76), Jardel (Roderick, 46), Fábio Faria, Javi Garcia, Gaitán (Nolito, 46), Aimar (Matic, 46), Bruno César (Enzo Pérez, 46), Franco Jara (Saviola, 46) e Cardozo (Rodrigo, 46).
(Suplentes: Roberto, Roderick, Daniel Wass, Ruben Pinto, David Simão, Matic, Nuno Coelho, Urreta, Enzo Perez, Nolito, Saviola, Mora e Rodrigo).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Aimar (44), Laglais Kouassi (44), Roderick (56), Javi Garcia (68).
Assistência: 12.669 espetadores.