Mais de 22 mil polícias vão vigiar Bogotá durante a realização do Mundial de sub-20 que se vai disputar entre 29 de julho e 20 de agosto, anunciou hoje a câmara municipal da capital colombiana.
Na apresentação do plano de segurança do estádio El Campín, foi referido que aos 18.800 efetivos regulares juntam-se 3.500 da Polícia Nacional e da Polícia Metropolitana, que foram formados e treinados para prevenir e reagir contra qualquer ação, durante os 23 dias do campeonato.
Os polícias guardarão os participantes no torneio, os estádios, os campos de treino, o transporte dos visitantes e controlarão os planos de contingência dos organismos de saúde.
Também vigiarão o aeroporto, terminais de transportes, sistemas articulado de autocarros e os locais turísticos, como zonas culturais, centros comerciais, hoteis, restaurantes e bares.
São esperados em Bogotá 1.250 jornalistas estrangeiros e as delegações das seleções participantes, entre as quais a portuguesa (que jogará em Cali), envolvem cerca de três mil pessoas.
Além disso, espera-se que afluam a Bogotã 45 mil visitantes, entre estrangeiros e colombianos de outras regiões.
No total do torneio espera-se 735 mil espetadores a assistir aos jogos nas oito sedes em que se disputará o torneio.
Portugal vai disputar o Grupo B da prova, com as seleções do Uruguai, Camarões e Nova Zelândia.