O ciclista norueguês Boasson Hagen (Sky) venceu esta quarta-feira a 17.ª etapa da Volta a França em bicicleta, entre Gap e Pinerolo, em Itália, enquanto o francês Thomas Voeckler (Europcar) mantém a liderança da prova.
Edvald Boasson Hagen, vencedor da sexta etapa e segundo na tirada de terça-feira, concluiu os 179 quilómetros da viagem, em 04:18.00 horas, deixando o holandês Bauke Mollema (Rabobank), a 40 segundos, e os franceses Sandy Casar (FDJ), Julien El Fares (Cofidis) e Sylvain Chavanel (QuickStep), a 50 segundos, nas posições imediatas.
O espanhol Alberto Contador (Saxo Bank), triplo vencedor da prova, e o compatriota Samuel Sanchez (Euskaltel) protagonizaram um ataque no final da tirada, mas acabaram com o mesmo tempo dos luxemburgueses Andy e Frank Schleck (Leopard) e do australiano Cadel Evans (BMC), 04.26 minutos depois do vencedor.
Na geral, o surpreendente Voeckler, que hoje cedeu 27 segundos para os principais favoritos, mantém a camisola amarela, com apenas 01.18 minutos de vantagem sobre Evans, segundo classificado, e mais quatro segundos para Frank Schleck, terceiro.
Andy Schleck segue no quarto posto, a 02.36 minutos, à frente de Sanchez, quinto a 02.59, e de Contador, sexto a 03.25.
Na quinta-feira, o pelotão da 98.ª edição da Volta a França vai percorrer 200,5 quilómetros, entre Pinerolo e Galibier Serre-Chevalier, enfrentando as subidas ao Col Agnel (2744 metros de altitude), o Col d'Izoard (2360) e o Col du Lautaret (2645), todas de categoria especial.