O luxemburguês da Leopard venceu a 18.ª etapa da Volta a França em bicicleta, no alto do Galibier, enquanto o francês Thomas Voeckler segurou a liderança por 15 segundos.
Andy Schleck ascendeu à segunda posição ao vencer a sua terceira etapa em edições do Tour, tendo gasto 6:07.57 horas para percorrer os 200,5 quilómetros, desde Pinerolo, enquanto o surpreendente líder terminou no quinto posto, 2.21 minutos depois.
O luxemburguês, o cazaque Maxim Iglinskiy (Astana) e o irlandês Nicolas Roche (AG2R) iniciaram a subida ao Galibier isolados, com 03.40 minutos de avanço sobre o grupo os principais favoritos, que incluía também o então camisola amarela, Thomas Voeckler (Europcar).
Durante os 22,8 quilómetros da subida, com um pendente médio de 4,9 por cento, o luxemburguês ficou sozinho e concluiu a tirada com uma vantagem de 2.07 minutos sobre o irmão mais velho e companheiro de equipa, Frank Schleck, segundo na etapa.
O australiano Cadel Evans (BMC) terminou no terceiro posto, a 2.15, encabeçando o primeiro grupo de perseguidores, que se destacou do espanhol Alberto Contador (Saxo Bank), triplo vencedor da corrida, que não foi além do 15.º lugar, a 03.50 de Andy Schleck.
Na classificação geral, Voeckler permanece de amarelo, deixando nas posições imediatas Andy e Frank Schleck a 15 e 1.08 minutos respectivamente. Evans ocupa o quarto posto, agora a 01.12 minutos da liderança, enquanto Contador caiu um lugar, para o sétimo, a 04.44.