Brasil, Egito, Argentina e México garantiram na quinta-feira o apuramento direto para os oitavos de final do Mundial sub-20 de futebol, enquanto Portugal também já assegurou a passagem, apesar de apenas hoje realizar o último encontro.
A seleção lusa defronta hoje a Nova Zelândia, da última jornada do grupo B, mas, tendo em conta que soma quatro pontos, contra dois dos neozelandeses e do Uruguai e um dos Camarões, assegura, na pior das hipóteses, uma das vagas reservadas aos quatro melhores classificados.
No grupo E, Brasil e Egito têm presença assegurada nos “oitavos” da competição, após terem vencido Panamá e Áustria, respetivamente, por 4-0, e fecham a “poule” com sete pontos.
Henrique (40 minutos), Coutinho (45+1 e 52) e Dudu (89) fizeram os tentos “canarinhos”, enquanto Mohamed Ghazi (31) e Hohamed Ibrahim (60, 62 e 82) foram os autores do triunfo egípcio.
Por outro lado, nem Panamá nem Áustria têm possibilidades de se apurar, já que apenas contabilizam um ponto e não conseguem alcançar o grupo dos melhores terceiros classificados.
No grupo F, Argentina, com sete pontos, e México, com quatro, também asseguraram a qualificação para os oitavos de final, ao passo que a Inglaterra (três pontos) fica a aguardar pelos restantes resultados.
A Argentina bateu a Coreia do Norte por 3-0, com golos de Facundo Ferreyra (36 minutos), Lucas Villafanez (84) e Adrian Cirigliano (90+6), enquanto o México não saiu do nulo frente aos ingleses.
Entretanto, o Argentina-Egito é o primeiro encontro já conhecido dos oitavos de final do Mundial sub-20.