O Twente, vice-campeão holandês de futebol, regressa a Portugal para discutir com o Benfica uma presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de ter sido afastado pelo Sporting da competição, na temporada 2009/2010.
A equipa orientada por Co Adriaanse, que em 2005/2006 levou o FC Porto ao título de campeão português, nunca defrontou o Benfica, cuja última derrota com formações holandesas remonta a 1988, quando os “encarnados” perderam a final da extinta Taça dos Campeões para o PSV Eindhoven, em Estugarda.
Na época passada, com o antigo guarda-redes do Benfica Michel Preud’homme como treinador, o Twente terminou a liga holandesa na segunda posição, a dois pontos do campeão Ajax.
Já esta temporada, com Adriaanse no comando técnico, o Twente conquistou a supertaça da Holanda, impondo-se ao campeão por 2-1.
O FC Twente, com sede na cidade de Enschede, nasceu em 1965 da fusão entre o Sportclub Enschedese (campeão da holanda em 1926) e o Enschedese Boys.
O avançado costa-riquenho Bryan Ruiz, que chegou a ser apontado como possível reforço do Benfica, é a principal figura da formação holandesa, na qual alinha desde a temporada de 2009/2010.
A equipa orientada por Adriaanse conta também com os médios internacionais holandeses Denny Landzaat e Theo Janssen.
O habitual titular da baliza do Twente é o jovem búlgaro Nikolay Mihaylov, filho de Borislav Mihaylov, que defendeu a baliza do Belenenses entre 1989 e 1993.
A primeira mão do “play-off”, a disputar a 16 ou 17 de agosto, não deverá disputar-se no estádio do Twente, onde parte da cobertura caiu a 07 de julho, quando o recinto se encontrava em obras, causando um morto e 14 feridos.
O encontro decisivo disputa-se a 23 ou 24 deste mês, no estádio da Luz.
Depois de ter afastado os turcos do Trabzonspor, na terceira pré-eliminatória, os “encarnados” procuram agora, no “play-off”, o acesso à fase de grupos da “Champions”, fase na qual o campeão português, FC Porto, já garantiu presença.