O sorteio dos “play-offs” da Liga dos Campeões de futebol colocou os holandeses do Twente no caminho do vice-campeão português Benfica, tendo igualmente reservado adversários incómodos para Arsenal e Lyon.
Após ter defrontado e eliminado o PSV Eindhoven nos quartos de final da Liga Europa da época passada ([ficha]id=473&comp=TacaUefa&epoca=2010-2011">4-1 e [ficha]id=477&comp=TacaUefa&epoca=2010-2011">2-2), o Benfica tem pela frente novo adversário holandês, aparentemente ao seu alcance, no caminho para a fase de grupos da Liga dos Campeões, jogando fora a primeira mão, a 16 ou 17 de agosto, antes de receber os holandeses na segunda, a 23 ou 24, no Estádio da Luz.
Os “encarnados” nunca se encontraram com a formação de Enschede em jogos oficiais, mas o saldo frente a formações holandesas é positivo, com sete vitórias, sete empates e cinco derrotas, em 19 encontros, embora com a final da Taça dos Campeões de 1988 perdida para o PSV.
Agora orientado por Co Adriaanse, campeão pelo FC Porto em 2005/06, o Twente, já com a Supertaça holandesa no bolso, regressa a Portugal depois de ter sido eliminado pelo Sporting na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões de 2009/10.
O Benfica chega aos “play-offs” depois de ter eliminado os turcos do Trabzonspor, na terceira pré-eliminatória, (2-0 em casa e 1-1 fora), enquanto o Twente deixou pelo caminho os romenos do Vaslui (2-0 e 0-0), graças a dois golos do austríaco Marc Janko.
O sorteio realizado hoje em Nyon ditou ainda alguns confrontos entre equipas do primeiro plano europeu, como são exemplo o Arsenal-Udinese e o Lyon-Rubin Kazan.
A formação inglesa, que este sábado se desloca ao Estádio da Luz para jogar a Eusébio Cup com o Benfica, terminou a temporada passada no quarto lugar da Liga inglesa, à semelhança do que aconteceu com a Udinese, na Serie A.
A equipa transalpina, que perdeu o avançado Alexis Sanchez para o FC Barcelona, era a mais difícil das equipa não cabeças de série presente no sorteio, mas partirá com a desvantagem teórica de o campeonato italiano começará apenas a 27 de agosto, enquanto o campeonato inglês levará 15 dias de “avanço”.
Por outro lado, os franceses do Olympique de Lyon, dos ex-portistas Cissokho e Lisandro López, enfrentam o “milonário” Rubin Kazan, atual quinto classificado da Liga russa.
Entre os restantes sete encontros, os alemães do Bayern de Munique apresentam-se como favoritos perante o FC Zurique, enquanto os espanhóis do Villarreal têm encontro marcado com os dinamarqueses do Odense, que deixaram pelo caminho o Panathinaikos, de Jesualdo Ferreira.
O sorteio reservou ainda um confronto entre jogadores portugueses: os croatas do Dínamo de Zagreb, do ex-sportinguista Tonel, jogam com os suecos do Malmoe, de Yago Fernández.
Os 10 vencedores dos ''play-offs'' juntam-se aos 22 clubes qualificados diretamente para a fase de grupos, nomeadamente o FC Porto, campeão português.