A seleção nacional de futebol de rua que vai disputar o Campeonato do Mundo, entre 21 e 28 de agosto, em Paris, inicia na próxima quarta-feira um estágio em Aveiro.
A equipa das quinas, que será apresentada oficialmente em conferência de imprensa no dia 17 de agosto, é composta por oito rapazes entre os 17 e os 21 anos: Aurio Castro (Setúbal), Bruno Sequeira (Setúbal), Fábio Pestana (Madeira), João Paulo Pereira (Guarda), João Paulo Pradinhos (Bragança), Jorge Jesus (Portalegre), Paulo Silva (Viana do Castelo) e Pedro Silva (Coimbra).
Os jovens que vão vestir as cores de Portugal e tentar repetir ou melhorar o quarto lugar alcançado no Rio de Janeiro, no ano passado, foram escolhidos entre os participantes no Torneio Nacional de Futebol de Rua promovido pela associação CAIS, que terminou com a final realizada em Aveiro em julho passado.
As funções de selecionador nacional são partilhadas por Carlos Codinha, que ocupa o cargo desde 2009, e Bruno Seco, o treinador da equipa do bairro de Santiago, que venceu o último torneio nacional.
''A associação CAIS e a equipa de selecionadores nacionais procuraram cumprir todos os requisitos impostos pela organização mundial de Futebol de Rua e criar um grupo funcional dentro e fora de campo. No fundo criámos uma equipa completa do ponto de vista desportivo e social'', disse Gonçalo Santos, coordenador do projeto e chefe da comitiva.
O estágio em Aveiro vai decorrer até 19 de agosto e pode ser acompanhado através do blogue http://tugasconquistadomundo.blogspot.com.
O campeonato mundial de futebol de rua, cuja designação oficial é Homeless World Cup, conta com mais de 500 participantes de 48 países.