A seleção de futebol de São Tomé e Príncipe, afastada de competições internacionais há vários anos, vai regressar na primeira eliminatória de qualificação para o Mundial2014, defrontando o Congo Brazzaville a 11 e 15 de novembro.
O primeiro jogo será disputado na capital são-tomense, disse à Lusa fonte da Federação São-tomense de Futebol.
O sorteio realizado há uma semana no Rio de Janeiro ditou que o vencedor deste confronto vai integrar o grupo E de apuramento da zona africana, no qual estão incluídos Burkina Faso, Níger e Gabão.
As equipas disputarão depois uma das cinco vagas da África ao Mundial de 2014.
“No futebol de hoje já não há adversários fáceis”, disse o selecionador são-tomense, o camaronês Gustavo Clemente, que está a “preparar ao máximo” a sua equipa “de modo a dignificar o nome de São Tomé e Príncipe” nestas competições.
Há dois meses, a seleção são-tomense iniciou os trabalhos de preparação com 26 jogadores convocados de sete clubes da primeira e segunda divisões.
Gustavo Clemente afastou a possibilidade de colocar na sua seleção futebolistas a jogar no estrangeiro, particularmente nas equipas portuguesas, alegando “constrangimentos financeiros” da Federação São-tomense de Futebol.
A primeira ronda será composta por 12 eliminatórias disputadas a dias mãos, envolvendo as 24 seleções menos bem classificadas no ‘ranking’ de África.
Após vários anos de afastamento das competições, São Tomé não consta no ‘ranking’ da FIFA, enquanto o Congo Brazzaville ocupa a 129.ª posição, com 206 pontos.
O Congo Brazzaville ganhou a Taça das Nações Africanas em 1972 e conquistou medalha de ouro nos Jogos Panafricanos em 1965.