O FC Porto desloca-se domingo a Guimarães para defrontar o Vitória, no arranque da liga 2011/2012 em futebol, adversário que derrotou há uma semana por 2-1 para conquistar a Supertaça, primeiro título da época.
Este será também o jogo de estreia na liga de Vítor Pereira como treinador principal dos campeões nacionais, depois de substituir André Villas-Boas, que trocou o FC Porto pelos ingleses do Chelsea, após vencer todas as provas oficiais em que a equipa participou na época passada, com exceção da Taça da Liga.
Entre os candidatos ao título, o Benfica, treinado pela terceira época consecutiva por Jorge Jesus, é o primeiro dos candidatos ao título nacional de futebol a entrar em ação na liga, sexta-feira, com uma visita ao campo do recém-promovido Gil Vicente.
Este será o terceiro jogo oficial do Benfica esta época, depois de ter afastado os turcos do Trabzonspor (2-0 na Luz, 1-1 em Istambul) na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, seguindo para o ''play off'', onde vai defrontar os holandeses do Twente.
O Sporting, terceiro classificado na época passada, estreia-se esta época oficialmente em casa, frente ao Olhanense, sábado, numa equipa com 14 novos jogadores, comandados pelo técnico Domingos Paciência, ex-Sporting de Braga.
O técnico que conseguiu levar o Braga até à final da Liga Europa na época passada [derrota 1-0 frente ao FC Porto, em Dublin] vai tentar encurtar a distância dos “leões” para os primeiros lugares, depois de a equipa de Alvalade ter terminado a época passada a 36 pontos do campeão.
O Sporting de Braga, sob o comando de um novo técnico, Leonardo Jardim (ex-Beira-Mar), arranca a sua participação na liga, onde alcançou um quarto e um segundo lugares nas duas últimas edições, com uma viagem até ao estádio do Rio Ave, sábado.
O Nacional da Madeira, que tal como o Vitória de Guimarães conseguiu o apuramento para os “play-off” da Liga Europa, desloca-se domingo a casa do Feirense outro dos clubes recém-promovidos à principal liga do futebol português.
A outra equipa madeirense na prova, o Marítimo, recebe o Beira-Mar, enquanto Vitória de Setúbal vai medir forças com o Paços de Ferreira, jogos marcados para domingo.
A primeira jornada da prova encerra segunda-feira com um encontro entre os rivais União de Leiria-Académica de Coimbra.